Apresentação

Este censo promoveu o levantamento de dados populacionais e socioculturais de comunidades vizinhas a dois campi da USP na capital de São Paulo, no intuito de traçar o perfil demográfico das populações que ali residem, suas práticas socioculturais e formas de relacionamento histórico com a universidade, além de caracterizar os animais domiciliados. O objetivo geral foi produzir uma visão global da realidade da população periférica das imediações da USP, a fim de subsidiar a identificação de demandas sociais e oferecer dados qualificados para a realização de outros projetos e pesquisas.

As comunidades pesquisadas foram São Remo e Sem Terra (vizinhas à Cidade Universitária/USP Butantã) e Jardim Keralux e Vila Guaraciaba (próximas à Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP Leste). Tendo 1 de janeiro de 2019 como data de referência da pesquisa, os dados foram levantados entre fevereiro de 2019 e março de 2020, a partir da visita a todas as unidades residenciais e realização de entrevistas com moradores que se dispuseram a conceder informações. No total, foram recenseados 5.846 domicílios, 17.588 pessoas e 2.811 animais (cães e gatos).

Também foram registradas informações sobre equipamentos públicos, grupos, entidades, instituições, artistas e lideranças comunitárias com atuação sociocultural. Esse levantamento foi realizado de forma remota, por meio de entrevistas por telefone ou autopreenchimento de questionário online, de fevereiro a abril de 2021. No conjunto dos territórios foram mapeados 100 atores coletivos e individuais.